Ao diabo ou ao anjo?

Foto por Geof Kern

Obstáculos e dificuldades fazem parte da vida. E a vida é a arte de superá-los. DeRose

Problemas, quem não tem? A vida sem desafios é tão enfadonha, que as regiões do planeta onde as taxas de qualidade de vida – segundo valores questionáveis – são mais altas, acompanham a elevação das taxas de suicídios.

O contraste é o que valoriza as cores, os sabores e os aromas. E, sobre vários aspectos, o contraste é a fonte de estímulo para seguir em frente. A questão aqui é como reagimos a estes estímulos.

Há aqueles que mesmo que se considerem desapegados dos valores judaico-cristãos e genéricos, ainda trazem consigo uma enorme dose de culpa, e encaram cada problema como um castigo.

Há aqueles que, sem visão de futuro, entenderão cada problema como um fator de má sorte, pois o seu karma – coitado – é de ser um fracassado.

Há aqueles que compreenderão que algo precisa ser aprendido, ajustado. A atenção dele está no futuro, no gol, no objetivo a ser alcançado. Antes mesmo de iniciar a jornada, o surgimento dos problemas era previsível. A existência deles é encarada com animo, pois são sinais de que estamos em movimento. E grandes dificuldades são sempre precedidas de pequenas, para que estejamos prontos para resolver as maiores, ou até mesmo evitá-los, já que nossa percepção foi treinada.

Se compreender dessa forma, e aceitar que o processo é esse, fica fácil respirar e enquanto o cenário se redesenha. E, com um sorriso no rosto, sempre, deixar fluir o fluxo de ideias que cada evento nos trás.

Ou você pode passar a vida se lamentando. A escolha é sua e o Universo não tem a menor responsabilidade. Ele apenas lhe propõe desafios. Castigo é coisa de vendedor de terreno no céu, e a penitência é sempre maior para quem tem mais a oferecer.

Uma coisa que aprendi com o meu professor, na minha formação em SwáSthya*, “para cada problema, pense em três soluções.”

Foque sua energia no resolver, nas soluções, no fazer. Pra tudo se dá um jeito.

 

Alan Hecktor El Khouri

Proprietário de SwáSthya Yôga Cultural

Local de práticas, cursos e treinamentos avançados na cultura do aprimorar-se.

*E você achando que SwáSthya Yôga é só por o pé na cabeça e o joelho na testa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: