Reeducação Respiratória – Resumo

Recuperar a consciência da forma correta de respirar é fácil. Basta um pouco de paciência consigo mesmo. Alguns terão dificuldade de perceber exatemente onde localizar a consciencia e o treinamento se tornará uma redescoberta do próprio corpo, de dentro pra fora. Ajuda muito fechar os olhos e prestar atenção em cada detalhe, até os mais sutis.

As vantagens são inúmeras, já que a respiração esta ligada diretamente à vários fatores da nossa fisiologia física, emocional e mental.

Podemos citar que respirando com mais amplitude teremos muito mais energia, vitalidade e disposição para encarar os desafios do dia-a-dia. Purifica e energiza o sangue, causando um impacto positivo em todo o organismo. Ainda ajuda a administrar o emocional, reduzinado drásticamente os níveis de estresse e ansiedade. E assim, as funções cerebrais com os indices de energia, oxigenação elevados, e os emocionais reduzidos, funciona com mais eficácia. Passa a ser muito mais fácil se concentrar. Daí podemos pensar em muitas ramificações incluindo com certeza a elevação do bem-estar.

Resumo

Regras básicas

A respiração deve ser profunda, lenta, consciente, exclusivamente nasal, salvo exceções. Cultive o prazer do ato de respirar. Visualize o ar que respira carregado de energia na cor alaranjada, por exemplo, penetrando seus pulmões e nele se concentrando, em seguida se jorrando em todas as direções, nutrindo as células e tecidos, recarregando suas baterias, conferindo-lhe uma prazerosa sensação de bem-estar, conforto e satisfação. Sorria suavemente durante o treinamento.

Treine também quando estiver realizando outras atividades e puder observar simultâneamente sua respiração.

Respiração Abdominal

Inspire empurrando a barriga para fora, expire puxando a barriga para dentro. Explorando os extremos, será um ótimo exercício para fortalecer o abdomen.

“Ar para dentro, barriga para fora. Ar para fora, barriga para dentro.”(1)

Respiração Intercostal

Inspire ampliando o espaço entre as costelas, evitando movimentar o abdomen. Expire comprimindo novamente essa região.

Com o apoio das mãos bem nas laterais das costelas, exatamente abaixo da linha do peito, poderá vivenciar com mais nitidez este movimento.

Uma vez que já tenha consciência corporal o sufciente para observar sem o apoio das mãos, descanse os braços.

Respiração Peitoral

Inspire enchendo o peito de ar, observando que naturalmente o abdomen entra, ou sobe.

Expire esvaziando o peito, invertendo o movimento do abdomen sem esforço.

Em todas fases, observe a ação dos musculos durante a expansão e contração.

Respiração Completa

Inspire projentando o abdômen para fora, mantenha ele assim e, sem parar, continue inspirando dilatando a região intercostal, em seguida a abdominal.

Expire tomando consciência dos músculos torácicos, contraindo primeiramente a região peitoral, em seguida intercostal, por fim a abdominal.

Agora é uma questão de prática. Quanto mais vezes ao longo do dia treinar a respiração consciente, mesmo realizando outras atividades, maior será a tendencia de recondicionar sua respiração para que ela passe a ser naturalmente completa.

(1) Orientação do Mestre DeRose utilizada em suas aulas gravadas.

Alan Hecktor

SwáSthya Personal Trainer | Lifestyle Coach

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