Reeducação Respiratória – parte 3 – respiração peitoral

Essa terceira parte será para a maioria muito fácil de treinar, já que era a que comumente usava.

Observe que  a maior parte do tempo você respira dessa forma, deixando de absorver uma grande massa de ar carregada de oxigênio e energia (prána), para absorver uma pequena quantidade irrisória, menor que 1/10 do que poderia estar assimilando.

Em outras palavras, você está sobrevivendo com uma carga de combustível 10x menor que o recomendável.

Abordaremos os efeitos da respiração sobre o corpo físico, emocional e mental em outro post. Siga o treinamento como o recomendado.

Treinamento

Posição ideal

A prática pode até mesmo ser feita de pé, ou sentado em uma cadeira, porém, se sua flexibilidade permitir, opte pela posição sentada de pernas cruzadas (como na foto), ou sobre os calcanhares.

O essencial é que a coluna se mantenha ereta e a cabeça no prolongamento desta, na vertical. Uma leve tração do tronco para cima e ombros descontraídos.

Prática

  1. Feche os olhos para facilitar a concentração e a observação dos movimentos internos;
  2. Coloque a mão direita sobre o abdômen, na altura do umbigo;
  3. Inspire e expire sempre pelas narinas, durante o treino e no seu cotidiano;
  4. Inspire inchendo a região peitoral de ar, expire esvaziando-a;
  5. Uma vez que tenha percebido que o abdomen entra durante a inspiração, e sai durante a expiração, pode descansar a mão;
  6. Repita isso durante 5min ou mais;
  7. Mantenha-se consciente dos movimentos dos orgãos e músculos responsáveis pela respiração, e da entrada e saída de ar;
  8. Explore os extremos, inspirando o máximo de ar e ao expirar contraia a musculatura peitoral;
  9. Enriqueça a experiência, visualizando uma luminosidade dourada sendo absorvida a cada inspiração, interpenetrando todo o corpo a cada expiração; durante e inspiração a vitalidade, energia e forma de luz dourada se concentra em seus pulmões durante a inspiração; na expiração essa energia transborda dos seus pulmões e se espalham pelo corpo;
  10. Se for conveniente, suporte o treino com músicas (sugestões) que induzam ao aquietamento consciente.

Compartilhe, divulgue, conecte-se.

Dúvidas e sugestão, poste nos comentários.

 

Alan Hecktor

SwáSthya Personal Trainer | Lifestyle Coach

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Resumo

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