Uma coisa de cada vez

Para aumentar o fluxo intuicional você tem que aumentar sua capacidade de se concentrar, de silenciar o excesso de pensamentos que criam uma barreira quase intransponível.

Uma forma de ampliar sua capacidade de concentração é realizar suas atividades e tarefas atento e focado. Transforme isso em um hábito e logo perceberá que cada realização é um evento prazeroso e estimulante.

Comece com coisas banais como, por exemplo… lavar a louça. Ok! Ok! Ninguém tem prazer por fazer isso, por que normalmente tem uma visão curta das possibilidades envolvidas. Transforme a tarefa numa arte. Desligue-se de qualquer outra pendência. Pelo menos naquele instante tudo o que interessa é fazer o que tem que ser feito, da melhor e mais objetiva forma possível. Sem pressa, com cuidado, aprimorando-se na maneira de fazer. Se nada mais há a fazer dispense a preocupação com qualquer outra atividade.

Respire profundamente, isso ajuda a se desligar e se concentrar. Não ligue o rádio para se distrair(1). O objetivo é manter a consciência atenta ao que faz e buscar o prazer nisso. O prazer de poder explorar suas habilidades, sua inteligência, agilidade e de se desligar de outras preocupações.

Terá educado a sua mente a aquietar-se e concentrar-se bem como o ímpeto de fazer tudo e qualquer coisa com cuidado, aprimorando-se, ampliando sua sensibilidade para os detalhes. Perceberá com o tempo de prática que absorve muito mais do que é capaz de catalogar conscientemente.

Faça o mesmo quando estiver com sua prática de Yôga, corrida, leitura, respondendo seus e-mails, comendo, passeando com o cachorro, planejando suas tarefas, conversando com alguém, escovando os dentes, namorando, etc. É importante extrair da atividades o sentimento de satisfação pessoal, algumas que antes eram incomodas podem se relevar extremamente estimulantes, é só você colocar o foco no lugar certo.

Procure fazer com um sorriso de satisfação, mesmo que no começo seja forçado; respiração profunda como ensinadas nos posts sobre respiração ajudarão muito; cultive uma relação afetiva positiva com o que estiver fazendo deixe envolver por esse sentimento.

Dúvidas e sugestões, deixe um post.

(1) A música ou qualquer outra coisa só pode ser usada como mecanismo para ajudar a focar, como por exemplo a música para correr, que no ritmo certo ajuda a estimular o exercício.

Alan Hecktor

SwáSthya Personal Trainer | Lifestyle Coach

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