Inspire, expire… Por quê é tão importante saber respirar?

Costumo ouvir dos alunos iniciantes e interlocutores interessados no treinamento a afirmação de que não sabem respirar. Penso em perguntar como ainda estão vivos e de pé. Sarcasmo a parte, uma grande maioria de pessoas não tem a mínima noção de uma respiração adequada e o nocivo rol de efeitos colaterais sobre o corpo físico, emocional, mental e intuicional.

Quando os pulmões se expandem por inteiro, na respiração completa, produzem um movimento estimulante sobre os orgão internos, em conjunto com o vai e vem do diafragma, potencializando as funções orgânicas, o metabolismo. O que mal se procede na respiração superficial. A quantidade de ar captada é pelo menos 14x maior que na respiração superficial, comumente praticada por mais de 95% das pessoas(1). Repito, quatorze vezes, consegue imaginar: de 350ml para 5l.

Se levarmos em consideração a importância da respiração na quantidade de energia e oxigênio a ser assimilada, na relação que ela tem com a fisiologia física, emocional e mental, fica imensurável o impacto que essa defasagem produz sobre o indivíduo.

A respiração tem uma intrínseca e especial relação com corpo emocional, quando um se move ou outro se movimenta. Provavelmente, este deve ter causado uma alteração permanente no padrão respiratório natural, pois para cada estado emocional temos uma específica respiração. Uma sucessão de expressivas  manifestações de estresse, ansiedade e afins pode ter causado uma permanente mudança.

Permanente vírgula, pois podemos corrigir isso com um processo de reeducação que será explanado nos próximos posts.

Mantenha-se conectado e receba em sua caixa postal as atualizações. E lembre-se de compartilhar, eu agradeço.

(1) Este número é baseado nos alunos que passaram pelas minhas aulas.

Alan Hecktor

SwáSthya Personal Trainer | Lifestyle Coach

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: